Juxbox: Divas Negras

Esqueça Rihanna, Beyonce, Nicky Minaj… Hoje vou falar sobre as VERDADEIRAS divas negras: donas de vozes poderosas, talento e carisma no palco. Por isso e não sópor isso alcaçaram com muito esforço, dedicação e muita luta o titulo de divas.

Nina Simone- Here Comes The Sun

Vou começar por uma das minhas cantoras favoritas, não só por sua voz unica mas também por sua história. Nina Simone, nascida Eunice Kathleen Waymon foi uma cantora, compositora e pianista norte-americana, que apesar de sua formação em piano clássico na renomada Julliard School em Nova York não conseguiu seguir carreira como pianista clássica enveredando para o jazz/blues/R&B. Nina Simone também foi um nome importante na luta por Direitos Civis nos EUA na decada de 1960 que tinha como objetivo por fim à segregação racial no país. Nina foi tão importante para o movimento que cantou durante o enterro de Martin Luther King, apesar de suas diferentes ideologias. Em biografia póstuma foi revelado que Nina era um pouco pavio curto, chegando a atirar contra um executivo a quem ela acusou de roubar royalites… Nada demais.

Ella Fitzgerald – Cry Me a River

Não há muito o que dizer sobrre Ella, sua alcunha de “Primeira Dama da Canção” os 14 Grammys durante seus 59 anos de carreira fora inumeras honrarias entregues por dois presidentes dos EUA já falam por si. Uma das vozes mais belas e marcantes e se não a mais bela do século XX, e não sou eu que digo, são os especialistas. Ella Jane Fitzgerald ao longo de sua carreira teve um repertório de jazz incomparável, não apenas solo mas também ao lado de artistas como Duke Ellington, Frank Sinatra (muito amigo seu aliás), Tom Jobim e muitos outros.

Aretha Franklin – I Say a Little Prayer

Aretha Louise Franklin ou  a “Rainha do Soul” é uma das maiores detentoras de premios Grammy, dona de uma voz incrivel e também de um carisma incrivel. Influenciada por suas predecessoras nesta playlist e por nomes como Billie Holyday, Sarah Vaughan e outras, Aretha pavimentou um caminho glorioso na musica , caminho esse que nomes como Beyoncé utilizam nos dias de hoje

Miriam Makeba – Pata Pata

Zenzile Miriam Makeba foi uma cantora e ativista politica sul-africana durante o periodo do Apartheid, cujo por suas partcipações em atos contra o regime de segregação teve seu passaporte e sua nacionalidade retiradas. Partiu para fazer sucesso para fora de sua antiga pátria em Londres, onde conheceu Henry Belafonte que a introduziu no mercado norte-americano. Isso não durou muito pois por se casar com um dos fundadores do movimento dos “Panteras Negras” teve contratos cancelados e deixou o pais. Além de dois Grammys, possui honrarias da ONU e de outras entidades por seus serviços à Paz Mundial.

Billie Holiday- Strange Fruit

Uma diva com uma bela trajetória musical, porém com uma vida pessoal dramática e sofrida: abusada sexualmente quando criança, trabalhou limpando chão de prostibulo e acabou prostituida tudo isso antes dos 14 anos. Abusou de drogas e de álcool durante sua vida e morreu aos 44 anos de cirrose no Hospital Metropolitano de Nova York e se sobrevivesse, teria sido presa por posse de narcóticos.

Mesmo tudo isso não diminui seu brilhantismo e sua voz unica e potente. Lady Day como era chamada foi uma das primeiras negras a subir ao palco ao lado de músicos brancos nos anos 30 durante a segregação racial nos EUA. Aprendeu a cantar ouvindo, e cantava com todo seu talento e coração se tornando um dos nomes mais importantes do jazz e da musica como um todo.

Escolhi a musica “Strange Fruit” pois retrata a época dura em que Billie viveu e que mesmo nos dias de hoje infelizmente não se encerrou.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s