Juxbox: Musicas de Protesto

Musicas de protesto as vezes são completamente metafóricas, as vezes são reais demais… As vezes são uma opinião sutil, as vezes são um veemente relato, mas sempre, repito, sempre serão musicas marcadas e por que não atemporais?

 

Rage Against The Machine – Snakecharmer

Nada como começar a falar sobre musicas de protesto com uma das grandes bandas de protesto do rock: RATM. O nome da banda já dá o tom das letras, do som pesado e agressivo.

Poderia colocar outras musicas iconicas, porém Snakecharmer é (em minha opinião) a melhor musica do melhor album do Rage… É um resumo do que é a banda. Se não conhece, vai conhecer, se conhece sabe que é bom dá o play ai.

Os Paralamas Do Sucesso – O Calibre

Nossas bandas de rock não estão muito distantes no quesito musicas de protesto: Paralamas, Titãs, Engenheiros, Barão Vermelho… Todas estas mereciam um lugarzinho nesta lista.

Esta musica se destaca por ser um relato do cotidiano de muitas grandes cidades (por que não das pequenas) com um som diferente do que estamos acostumados a ouvir do Paralamas (algo mais puxado para o ska) e isso não é ruim, muito pelo contrário.

Raul Seixas- Mosca Na Sopa

Vocês mandaram o ‘TOCA RAUL’ e vai tocar. Mosca Na Sopa é uma musica que é realmente um suco de Raul Seixas. Esse baiano arretado mistura berimbau, baião e rock com uma letra completamente metafórica de protesto, até por que, eram os anos escuros da Ditadura Miltar.

System Of A Down- B.Y.O.B.

Outra banda de protesto, mas não tão somente isso. Poderia escolher outras musicas como “Boom” porém, esta musica porrui uma questão fundamental: POR QUE ELES SEMPRE MANDAM OS POBRES? Sempre lutando pelos interesses alheios, dos ricos, dos poderosos…

Miele – Melô do Tagarela

Luis Carlos Miele além de ator, apresentador de TV (Praça da Alegria p.ex) e produtor de espetáculos, dos mais talentosos e, em toda sua longa e  estrada ele também cantava.

Num dado momento ele lançou o “Melô do Tagarela” que para os especialistas é considerado uma das primeiras musicas de Rap do Brasil, se não a primeira, embora considerem “Deixa isso pra lá” de Jair Rodrigues como a primeira musica do gênero no pais, ela não possui cunho social, uma das marcas de um destes braços da cultura hip hop. De qualquer forma, esta musica de Miele é um relato do Brasil no inicio do movimento “Diretas Já” no inicio dos anos 80.

Metallica- …And Justice for All

O primeiro album do Metallica sem Cliff Burton, poderiam achar que eles estavam numa pior… Podiam até estar, mas o pior da maior banda de Heavy Metal em atividade (com clubismo) é acima da média.

A musica titulo do album “…And Justice For All” possui um verso que é um soco na cara que nos trás de volta à realidade e que (in)felizmente é a realidade ao analisarmos o mundo em que vivemos: “justice is lost/ justice is raped/ justice is gone”

Anúncios

2 comentários sobre “Juxbox: Musicas de Protesto

  1. Essa do Miéle eu iria morrer sem saber!
    Mas, acrescentando à Jux:

    – U2: o CD “War”, em especial “Sunday Bloody Sunday”
    – Raulzito: “Aluga-se”, “Metrô linha 743”
    – Metallica: “Don’t Tread on Me”
    – Beatles: “Taxman”
    – The Clash: “I Fought the Law” e “London Calling”
    – Green Day: “American Idiot” e “Jesus of Suburbia”
    – Bob Marley: “Get Up Stand Up”, “Redemption Song”
    – Pink Floyd: “Another Brick inthe Wall”
    – The Police: “Every Breath You Take” (explico: é uma canção romântica sobre um homem meio paranoico e perseguidor, mas há quem diga que a parte da perseguição se refere a um governo controlador, que sempre estará lá ao seu menor deslize)
    – Bruce Springsteen: “Born in the USA” – a canção mais mal interpretada de todos os tempos

    E a melhor pro final:
    – NWA: “Fuck tha Police”!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s